top of page

Viva mais o movimento!

E para que o amanhã da sua saúde e a alegria de viver sem a dor sejam sempre sem nuvens, siga estes conselhos fáceis e essenciais. Mantenha-se ativo e tenha sempre um Bom dia!

Use calçado adequado. Não muito largo nem muito apertado. Calçado demasiado largo altera a dinâmica do pé e a forma de caminhar com consequências negativas para toda a postura. Sapatos demasiado apertados dificultam a circulação, forçam as articulações dos dedos e provocam dores ao caminhar, sobretudo se forem usados por longos períodos de tempo. Trate das calosidades e das unhas encravadas porque podem comprometer a saúde do pé e como a consequência obrigar a maiores períodos de inatividade.

Escolha roupa larga e confortável. Roupa que não prende o movimento e permite ao corpo assumir diversas posturas sem limitar nem apertar demasiado. Na escolha da roupa e do calçado opte por materiais de qualidade, respiráveis, naturais e leves. Se usa cintos, dê preferência a cintos flexíveis pois estes oferecem maior grau de conforto durante o movimento e não apertam demasiado o abdómen.

Proteja-se ao espirrar. Pode parecer pouco relevante para a saúde das costas mas é de extrema importância proteger-se ao espirrar ou a tossir. Podemos agredir ou até lesionar a zona lombar. Isso acontece principalmente porque contraímos violentamente os músculos para expulsar o ar. Se não o fizermos corretamente, ou seja se não contrairmos o suficiente os músculos abdominais, corremos o risco de nos magoarmos sobretudo se já existia dor naquela zona.

Ergonomia do movimento. Evite sempre que pode posições prolongadas e também passar longos períodos em pé.

Não baixe o corpo com os joelhos esticados. Ao baixar, como acontece quando precisamos de tirar alguma coisa da gaveta de baixo, dobre o joelho da perna de apoio (a mais forte) ficando outra recuada e ao levantar o corpo, use a força dessa perna e não das costas.

Pense sempre no conforto do movimento e procure fazer as tarefas com boa base de apoio!

Ao deitar na cama evite fazê-lo de barriga para cima e com as pernas esticadas. Faça-o de seguinte forma: sente na borda da cama e deite de lado com os joelhos dobrados. Quando estiver deitado, rode o corpo e só depois estique as pernas. A mesma regra se aplica para sair da cama. Seja consciente do movimento!

Exercita-se! Faça exercícios leves e com maior ênfase na amplitude dos movimentos e com a respiração adequada. Não se exceda, isso não ajuda a melhorar. Procure não cansar os músculos pois ao estar cansado não irá conseguir controlar o movimento de forma perfeita e precisa o que poderá aumentar o risco de lesão. Se estiver a praticar na rua, vista-se de acordo com a condição do tempo porque as articulações não gostam da humidade e do frio. Mantenha-se quente no Inverno e arejado no Verão! E viva o movimento!

Dieta variada e “viva”! Tenha uma dieta variada, rica em vitaminas e minerais pois precisa deles para manter o metabolismo activo e o organismo nutrido e em forma. Pode igualmente incluir suplementos alimentares benéficos para a saúde das articulações e dos músculos! Informe-se numa dietética ou ervanária para saber quais as opções mais ajustadas às suas necessidades. Incluir alimentos ricos em fibra pode contribuir positivamente para o funcionamento intestinal regular. Manter o trânsito intestinal ágil poderá ajudar na manutenção de peso corporal e refletir-se-á na saúde das suas articulações.

Siga estes passos simples, deixe de se preocupar com a dor e comece a viver mais o movimento!

Venha comprovar por si mesmo o poder da massagem e os resultados rápidos na saúde das suas costas!

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page