Relaxamento vs bem-estar

Pequeno esclarecimento para quem procura aumentar o bem-estar através da massagem.



No Maiamassagem o conceito do bem-estar não está vinculado ao tão divulgada pelo marketing "massagem de relaxamento".

O relaxamento é mais uma consequência fisiológica derivada da manipulação corporal do que um serviço que pode ser anunciado.

O estado de relaxamento é mais que um ato consciênte de fechar os olhos e simplesmente relaxar.

Em muitos casos um esforço voluntário para relaxar não será bem sucedido enquanto houver tensão, rigidez e `memória corporal` do stress. E essa memória corporal é o resultado de uma não adaptação aos estímulos, tanto externos aos quais somos expostos no nosso dia-a-dia, como também estímulos internos. Esses últimos envolvem um leque de funções orgânicas e processos cognitivos que se entrelaçam constantemente para fazer face às circunstâncias externas. Envolvem a nutrição, a condição vital do organismo e dos seus sistemas (p. ex. o sistema neurológico que depende da disponibilidade de certos neurotransmissores, esses mesmos em grande parte dependentes da qualidade do sono).

A idade e as alterações associadas ao processo do envelhecimento são outro exemplo do que poderá ser um fator-chave para um 'relaxamento' eficaz quer por alterações hormonais quer pelas alterações do padrão do sono, do sistema muscular e do sistema nervoso.

No que respeita à dimensão 'muscular', a nutrição equilibrada é uma necessidade. Ela é essencial para uma correta activação e desactivação dos músculos. Ai também entra a questão postural e as alterações dos tecidos moles (processo adaptativo) por ela desencadeadas.

O 'relaxar' exige mais que um esforço consciente, é um derivado do correto funcionamento de um todo que somos.

O stress, a poluição (sonora, ambiental, luminosa) não podem ser esquecidas.

Como podem ver, o relaxamento, tão procurado por muitos de nós, não pode ser abordado de forma isolada, simplista e tratada apenas com uma ou outra modalidade terapêutica.

No que toca a massagem, essa oferece inúmeros benefícios que quando conjugados com um estilo de vida saudável, alimentação e nível de atividade física adequados, oferece uma oportunidade de se sentir bem.

Por isso, no #Maiamassagem o esforço é no sentido de não relaxamento mas sim no alcançar do estado desejado de 'soltura' muscular, realinhamento e ajuste corporal e reorganização da 'memória muscular'. E esso exige uma abordagem diferente, focada na pessoa e na sua condição física, emocional e com intensidade adequada para o seu nível de atividade física.


Posts Recentes
Arquivo