top of page

Massagem terapêutica, o que é e para que serve?


Massagem terapêutica na Maia, Portugal
Maiamassagem- massagem desportiva, terapêutica e de bem-estar

Descrição geral da massagem:


A massagem é uma técnica terapêutica que envolve a manipulação dos tecidos moles do corpo, como músculos, tendões e ligamentos, com o objetivo de promover relaxamento, alívio da dor, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o stress e proporcionar uma sensação geral de bem-estar.


Existem diferentes tipos de massagem, cada um com suas próprias técnicas e benefícios específicos.


Massagem terapêutica, o que é:


Massagem terapêutica: foca-se no tratamento de lesões musculares e condições específicas, como dores nas costas, lesões desportivas ou problemas de postura. O massagista pode usar várias técnicas, como libertação miofascial, alongamentos musculares e pressão profunda para ajudar na recuperação.


Objetivos da massagem terapêutica:


O principal objetivo da massagem terapêutica é fornecer benefícios terapêuticos além do simples relaxamento. Embora a massagem tenha um efeito relaxante por si só, a massagem terapêutica concentra-se em tratar as chamadas condições específicas, sendo elas dores musculares, lesões do sistema musculoesquelético, problemas posturais, restrições do movimento e tensão muscular.

Estas condições específicas podem ser agudas ou crónicas dependendo do tempo da sua manifestação, da recorrência dos sintomas e da forma como se instalam (de forma mais violenta e óbvia ou mais lentamente e de forma mais insidiosa)


Benefícios da massagem terapêutica:


A massagem terapêutica pode ter vários efeitos físicos benéficos no sistema musculoesquelético. Aqui estão alguns dos principais efeitos físicos da massagem terapêutica sobre o sistema musculoesquelético:

-Alívio da tensão muscular;

-Redução da dor muscular;

-Melhora da circulação sanguínea e da oxigenação tecidual;

-Aumento da flexibilidade;

-Aumento da consciência corporal;

-Melhora da postura;

-Redução de aderências e libertação dos tecidos cicatriciais (cicatrizes aderentes);

-Libertação miofascial;

-Redução de edemas;


Além dos benefícios físicos, a massagem terapêutica também pode ter um impacto positivo na saúde emocional e mental. O toque terapêutico e o ambiente relaxante durante a sessão de massagem podem ajudar a reduzir o stress, aliviar a ansiedade (associada frequentemente aos sintomas mais físicos) e promover uma sensação geral de bem-estar.





Comentários


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page