Massagem desportiva, o que é e para que serve? Recuperação pós treino.
Exercício físico e massagem, pontos em comum
Tanto o exercício físico quanto a massagem têm como objetivo comum, promover o bem-estar e melhorar a saúde geral do corpo.
Apesar dos objetivos destas serem de promover o bem-estar, são práticas distintas e complementares. O exercício físico envolve atividade física e movimento ativo do corpo, enquanto a massagem é uma prática em que o terapeuta é quem manipula os tecidos moles do corpo do seu cliente.
Objetivo
O objetivo da massagem desportiva é auxiliar atletas e pessoas que praticam alguma modalidade desportiva ou atividade física intensa a alcançar um melhor desempenho, diminuir a fadiga muscular, prevenir lesões e acelerar a recuperação após o exercício.
Conceito
Após um treino intenso ou uma competição (massagem desportiva pós-treino), a massagem desportiva trabalha o corpo de forma a acelerar a sua recuperação. Através das manobras e técnicas manuais focadas no músculo e estruturas articulares, a massagem desportiva espreme, torce e alonga as fibras musculares, a fáscia e tecido conectivo. Isso pode ajudar a diminuir a dor muscular pós-treino, reduzir a inflamação, eliminar toxinas metabólicas acumuladas durante o exercício e promover a regeneração dos tecidos que sofrem pequenas lesões mecânicas de sobreuso ou de uso intenso. A massagem desportiva também pode aliviar a rigidez muscular pós-exercício e restaurar o equilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas, com repercussões positivas sobre a mobilidade e ativação muscular, prevenindo o surgimento de lesões secundárias nos treinos seguintes.
Efeitos
Melhora a circulação sanguínea através da ação mecânica direta aplicada pelas mãos do massagista mas também de forma indireta através da diminuição da tensão muscular que quando aumentada, dificulta a passagem do sangue e provoca um efeito isquêmico nos vasos de pequeno calibre.
Alongamento e relaxamento muscular- importantes para restabelecer o cumprimento muscular adequado para gerar força (relação comprimento-tensão).
Quebra de aderências instaladas devido à inflamação e micro lesões acumuladas sobretudo nos desportos que usam movimentos explosivos ou de contração excêntrica.
Libertação de pontos gatilho- pequenas áreas de tensão ou nódulos localizados no tecido muscular e por norma muito sensíveis ao toque (compressão).
Depuração do lactato e redução da fadiga muscular relacionada com níveis altos desta substância.
Massagem desportiva revela-se como ferramenta útil para evitar síndrome de overtraining resultante de excesso de exercício, períodos de recuperação inadequados, ciclos de sobrecarga desajustados às capacidades do atleta.
תגובות