top of page

Massagem desportiva, o que é e para que serve? Recuperação pós treino.


Maiamassagem- Massagem desportiva na Maia
Massagem desportiva de recuperação

Exercício físico e massagem, pontos em comum

Tanto o exercício físico quanto a massagem têm como objetivo comum, promover o bem-estar e melhorar a saúde geral do corpo.

Apesar dos objetivos destas serem de promover o bem-estar, são práticas distintas e complementares. O exercício físico envolve atividade física e movimento ativo do corpo, enquanto a massagem é uma prática em que o terapeuta é quem manipula os tecidos moles do corpo do seu cliente.


Objetivo

O objetivo da massagem desportiva é auxiliar atletas e pessoas que praticam alguma modalidade desportiva ou atividade física intensa a alcançar um melhor desempenho, diminuir a fadiga muscular, prevenir lesões e acelerar a recuperação após o exercício.


Conceito

Após um treino intenso ou uma competição (massagem desportiva pós-treino), a massagem desportiva trabalha o corpo de forma a acelerar a sua recuperação. Através das manobras e técnicas manuais focadas no músculo e estruturas articulares, a massagem desportiva espreme, torce e alonga as fibras musculares, a fáscia e tecido conectivo. Isso pode ajudar a diminuir a dor muscular pós-treino, reduzir a inflamação, eliminar toxinas metabólicas acumuladas durante o exercício e promover a regeneração dos tecidos que sofrem pequenas lesões mecânicas de sobreuso ou de uso intenso. A massagem desportiva também pode aliviar a rigidez muscular pós-exercício e restaurar o equilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas, com repercussões positivas sobre a mobilidade e ativação muscular, prevenindo o surgimento de lesões secundárias nos treinos seguintes.


Efeitos

Melhora a circulação sanguínea através da ação mecânica direta aplicada pelas mãos do massagista mas também de forma indireta através da diminuição da tensão muscular que quando aumentada, dificulta a passagem do sangue e provoca um efeito isquêmico nos vasos de pequeno calibre.

Alongamento e relaxamento muscular- importantes para restabelecer o cumprimento muscular adequado para gerar força (relação comprimento-tensão).

Quebra de aderências instaladas devido à inflamação e micro lesões acumuladas sobretudo nos desportos que usam movimentos explosivos ou de contração excêntrica.

Libertação de pontos gatilho- pequenas áreas de tensão ou nódulos localizados no tecido muscular e por norma muito sensíveis ao toque (compressão).

Depuração do lactato e redução da fadiga muscular relacionada com níveis altos desta substância.

Massagem desportiva revela-se como ferramenta útil para evitar síndrome de overtraining resultante de excesso de exercício, períodos de recuperação inadequados, ciclos de sobrecarga desajustados às capacidades do atleta.





Comentarios


Posts Recentes
Arquivo

Vida ativa, inspirada e produtiva

bottom of page